Blog





O judô brasileiro começou sua história de vitórias em 1972, quando conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos de Verão em Munique. Desde então, a seleção brasileira de judô é respeitada nacional e internacionalmente, sendo responsável pela conquista do maior número de medalhas olímpicas dentre os esportes individuais (4 ouros, 3 pratas e 15 bronzes) até o momento para Brasil.



Além da mídia e do público geral, os judocas também atraíram a atenção dos pesquisadores, incluindo o diretor da CLINIMEX, Dr. Claudio Gil Araújo.


Em 1978, o Dr. Claudio Gil publicou no Caderno Artus de Medicina Desportiva o estudo “O somatotipo em judocas brasileiros de alto nível”, objetivando contribuir para a construção do conhecimento sobre a relação entre a forma do corpo e o desempenho no esporte competitivo.


Segue, abaixo, a referência completa do artigo publicado:
ARAÚJO, C. G. S.; GOMES, Paulo Sérgio Chagas ; NOVAES, E. V. . O somatotipo em judocas brasileiros de alto nivel. Caderno Artus de Medicina Desportiva, v. 1, n.1, p. 21-30, 1978.


#judo #esporte #olimpiada #clinimex #exerciciofisico #reabilitacaocardiaca #atividadefisica #somatotipo #composicaocorporal #altorendimento



COMPARTILHE:


< voltar