Os resultados do teste de sentar e levantar prevêem causas naturais e cardiovasculares de mortes em homens e mulheres de meia-idade e idosos
|
Em 2012, após avaliação de mais de 1700 indivíduos com com idade entre 51 e 80 anos na CLINIMEX, foi publicado um artigo mostrando uma associação dos resultados do TSL com mortalidade por todas as causas.
Esse trabalho ganhou amplo reconhecimento nacional e internacional, já tendo obtido mais de duzentas citações e centenas de matérias jornalísticas em vários países.
O impacto do teste foi ainda ampliado por sua inclusão em apresentações e estudos internacionais liderados por outros grupos de pesquisa, reportagens e até em campanhas de saúde pública, sendo frequentemente mencionado como exemplo de inovação brasileira na área de Medicina do Exercício.
Hoje, dia 18/06/2025, às 8h, temos a satisfação de anunciar a publicação de mais um estudo com o TSL na revista European Journal of Preventive Cardiology, que já está chamando a atenção da mídia.
Agora, com mais de 4200 adultos com idade entre 46 e 75 anos (32% mulheres), o Dr. Claudio Gil Araújo e a Dra. Christina Grüne de Souza e Silva da CLINIMEX, em parceria com pesquisadores da SUPREMA (Drs. Djalma Ricardo e Plínio Ramos, ambos ex-orientandos de doutorado do Prof. Claudio Gil) e os experientes Jonathan Myers (Stanford University) e Jari Laukkanen (University of Jyvaskyla, Finlândia) avançam no conhecimento sobre a associação entre o TSL e mortalidade. Após um acompanhamento médio de 12 anos, os pesquisadores mostraram que adultos de meia-idade e idosos com escore baixo no TSL (entre 0 e 4) tem um risco 6x e quase 4x maior de morrer por doenças cardiovasculares e por doenças naturais (excluindo-se COVID-19 e mortes violentas), respectivamente, do que aqueles que obtém o escore máximo no TSL (10).
Os dados da corte da CLINIMEX mostram, novamente, a importância do exercício físico na manutenção de uma boa aptidão física para a saúde.
O artigo pode ser lido na íntegra através do link abaixo:
https://academic.oup.com/eurjp
E um vídeo explicativo de 3-min sobre como aplicar o TSL pode ser visto através do link:
https://youtu.be/wfodHY9wucs
Comentários são muito bem-vindos!
Sinta-se à vontade para compartilhar a nossa mais recente publicação e/ou o link do artigo.
Mais sobre o TSL (SRT) neste site CLINIMEX.
COMPARTILHE: |
< voltar |